.................................................

Isenção de Taxa do Vestibular UNICAMP, você sabia?

Pelo fato de a isenção do vestibular da Unicamp ser pessimamente divulgada, o CPMA e outras entidades do movimento estudantil foram até inúmeras escolas públicas de Campinas e região divulgar a isenção, explicar como a Unicamp funciona e debater educação e universidade. Veja o texto abaixo, divulgado em junho de 2005. Fiquemos atentos porque mais perto do meio do ano esta discussão voltará.


Na universidade pública não se paga mensalidade; a universidade é mantida através dos impostos de toda a população. Além de não pagar mensalidade, é possível que o estudante de baixa renda consiga bolsas trabalho, alimentação, transporte e moradia. Embora a universidade seja gratuita, existe taxa para a inscrição no vestibular (na Unicamp, é de R$ 85,00). Trata-se de um valor muito alto, que fica mais alto ainda se o estudante for prestar mais de um vestibular.

É possível, entretanto, que pessoas de baixa renda consigam isenção desta taxa de vestibular. Na Unicamp, o prazo para pedir isenção começou no dia 13/6 e vai até o dia 1º de julho (o prazo é curto; veja informações a seguir). A Unicamp não se interessa em divulgar essa isenção, para que a universidade não precise se preocupar com mais bolsas para os desfavorecidos economicamente e para que a universidade continue contando, em sua maioria, com pessoas de classe média e alta, que passaram por escolas particulares. Outra coisa mal divulgada pela Unicamp é a pontuação extra que vestibulandos de escolas públicas e / ou negros podem somar na nota final do vestibular.

Porém, o acesso às universidades públicas ainda é difícil, porque há poucas vagas. Nos últimos anos, os governos estaduais e federais deixaram de investir na educação superior, e isso abriu brechas para que as faculdades particulares se beneficiassem. Com cursos ruins e mensalidades altas, as faculdades particulares lucram com estudantes (e não são todos que têm condições de pagar) que ficaram de fora da universidade pública.

Os cursinhos populares são maneiras alternativas de dar um pouco mais de condições àqueles que não podem pagar ou não concordam com o jeito como os cursinhos comerciais e as universidades privadas tratam a educação (como mercadoria). Esses cursinhos populares são gratuitos ou têm mensalidades mais baixas, e, além de trabalhar o conteúdo pedido pelos vestibulares, discutem também as questões sociais que causam exclusões como a do ensino superior. O movimento estudantil (na Unicamp, através do DCE) também busca tornar públicas essas questões. É importante que a população se organize e cobre por outro modelo de universidade: pública e gratuita, com qualidade e para todos.

COMO PEDIR ISENÇÃO DE TAXA DO VESTIBULAR

Prazo: de 13 de junho a 1º de julho / 2005

- São 5.868 isenções para todos os cursos da Unicamp.

- Para os cursos noturnos de licenciatura (formação de professor ) em Matemática, Ciências Biológicas, Letras e Licenciatura Integrada Química/Física as isenções são ilimitadas: todos os estudantes que fizeram o primeiro e o segundo grau em escolas públicas e residam no estado de São Paulo que solicitarem serão contemplados.

1º) Retire a seu formulário de pedido de isenção em uma das agências do Banespa credenciadas (são poucas as agências credenciadas, para dificultar); é possível, também, imprimir esse formulário (em folha A4), no site da Comvest.

2º) Preencha o formulário e anexe os documentos solicitados neste próprio formulário;

3º) Entregue a ficha e os documentos pessoalmente ou por carta na Unicamp (o endereço está no formulário de isenção), até o dia 1º de julho.

As inscrições para o vestibular da Unicamp vão de 29/08 a 07/10/05. Mesmo quem não conseguir a isenção, poderá se inscrever neste prazo (mas aí terá de pagar a taxa do vestibular). Maiores informações sobre o vestibular da Unicamp: www.convest.unicamp.

IMPORTANTE:

Esse texto não é um texto oficial da Unicamp. A Unicamp não realiza trabalho de divulgação do seu vestibular e da isenção junto às escolas públicas do estado de São Paulo. Por não concordarmos com isso e por acreditarmos em uma outra universidade, estamos fazendo essa divulgação.

Repasse esse texto para a frente: imprima cópias ou copie e repasse por e-mail para escolas públicas, movimentos e pessoas interessadas.

Realização:

Cursinho Popular "Machado de Assis" (Unicamp)
Cursinho "Via Popular" (Ouro Verde / Campinas)
Diretório Central dos Estudantes - DCE Unicamp